A juíza Márcia Regina Araújo Lima condenou o site “Booking” ao pagamento de indenização de R$ 1,5 mil. O fundamento consiste no fato de que as acomodações não eram compatíveis com o que foi oferecido pelo site de viagens.

De acordo com consumidor, três diárias foram pagas, por meio do site com direito a cama de solteiro em dormitório misto, incluindo ar condicionado e café da manhã. Entretanto, ao chegar no hostel o cliente conheceu as reais condições do que tinha contratado, sendo informado de que não havia café da manhã ou ar condicionado e que os lençóis de cama e as toalhas não seriam fornecidos.

Analisando o caso, a magistrada constatou que a insuficiência de informação disponibilizadas pelo site frustrou as reais expectativas do usuário com relação ao contrato estabelecido, e, por fim, entendeu que os fatos narrados ensejam a obrigação da empresa de reparar os danos morais suportados pelo requerente.

Nas palavras da magistrada:

“De acordo com o CDC, o cliente deve ter acesso à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que possam apresentar.”

1) O Princípio da Informação nas Relações de Consumo

A defesa e a garantia dos Direitos dos Consumidores são de tamanha importância que prevê menção no próprio texto da Constituição Federal em seus artigos 5º, inciso XXXII, e 170, inciso V. Cabendo, por oportuno, o fortalecimento pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Um dos princípios que, por vezes, vemos sendo desrespeitado é o Princípio da Informação. Diz o artigo 6º do CDC, inciso III:

Art. 6º São direitos básicos do consumidor: (…)

III – a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem

Tenha as mesmas condições

Dispõe ainda o artigo 30 do CDC que toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

Diante do exposto, cabe dizer que caso o fornecedor não cumpra a oferta que o vincula, ele quebrará com a confiança e a boa-fé que devem se mostrar presentes na relação estabelecida.

Nesse mesmo sentido, o artigo 31 garante que a oferta e a apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

De tal maneira, compete ao fornecedor observar seu risco-proveito, ou seja, aquele que tira proveito ou vantagem do fator gerador do dano, ainda que indiretamente, tem a obrigação de repará-lo.

2) Qual a importância de uma Pós-Graduação online em Advocacia Consumerista?

Todos os dias milhares de relações jurídicas de consumo são firmadas, gerando infinitas oportunidades de atuação do advogado, abrangendo a fase de consultoria e elaboração de contratos, a estruturação de todo departamento de atendimento ao consumidor, bem como as diretrizes para que as rotinas das empresas estejam em acordo com o CDC.

O objetivo da Pós-Graduação online em Advocacia Consumerista da EBRADI é oferecer aos profissionais do Direito uma visão moderna e vanguardista desses fenômenos.

Por todo o exposto, percebe-se que uma Pós-Graduação, além de auxiliar o profissional no aprofundamento das matérias e no aperfeiçoamento prático, traz ao profissional reconhecimento no mercado de trabalho, viabilizando melhores oportunidades de trabalho.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

 

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.