Com o uso cada vez maior das redes pela população, ter um perfil ativo é uma prática importante para alcançar o público de forma mais abrangente. Por isso mesmo, a criação de um Instagram para advogados é um passo importante para quem deseja implementar essa estratégia.

Você sabe como fazer isso? É importante conhecer as boas práticas de marketing digital e os limites impostos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para obter os melhores resultados e não correr o risco de sofrer penalidades.

Neste conteúdo, você entenderá a importância dessa estratégias e as principais dicas para criar um perfil de sucesso. Confira!

Por que usar o Instagram para advogados?

O futuro da advocacia é cada vez mais tecnológico e próximo dos clientes. Investir nas redes sociais é uma estratégia importante para se manter em destaque no mercado, além de permitir a criação de estratégias de marketing que podem auxiliar no crescimento do escritório.

Para obter melhores resultados, o Instagram deve ser utilizado em conjunto com outras práticas, como criar um site e um blog, manter perfis em outras redes como Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn. A ideia é fortalecer a marca para conseguir atrair mais clientes por meio da presença online.

Além disso, como outros profissionais também seguirão seu perfil, é possível encontrar algumas parcerias. É comum atuar somente em determinadas especialidades, tornando fundamental conhecer advogados de confiança para indicar aos seus clientes. Ao fortalecer sua marca, você pode receber propostas vindas de outros colegas.

Quais são as melhores práticas para um perfil de sucesso?

Não basta criar um perfil no Instagram para conseguir bons resultados. Nesse momento, é importante conhecer as práticas mais adequadas para profissionalizar a página e engajar o público. Para ajudar, separamos as principais dicas sobre o assunto!

Monte uma boa descrição

Se o objetivo é criar um Instagram para advogados, a descrição deve deixar claro esse objetivo para atrair o público interessado. A primeira dica é investir na opção de perfil comercial, já que essa é a finalidade da conta.

Essa modalidade traz vantagens como a possibilidade de acompanhar métricas e resultados, para que você consiga trabalhar as estratégias de marketing da melhor forma. Depois preencha a descrição e complete a biografia inserindo informações como:

  • nome completo;
  • especialidade;
  • objetivo do perfil;
  • número da OAB;
  • site profissional;
  • contato.

Faça um planejamento de postagens

É preciso divulgar os conteúdos frequentemente por meio do feed e dos stories, com foco em assuntos que sejam especialidade do escritório. Portanto, crie um calendário para saber em quais dias você fará postagens e planeje todos os detalhes. O ideal é que elas sejam criadas com antecedência e depois postadas nas datas desejadas.

Vale a pena pesquisar os itens mais buscados no Google, questionamentos recorrentes dos clientes e conteúdos publicados em outros perfis (mas tenha atenção para não plagiar!). Isso ajudará a encontrar os assuntos mais relevantes para trabalhar.

Tenha as mesmas condições

Para auxiliar, existem aplicativos que servem para fazer o agendamento de postagens. Você consegue inclui-las em apenas um dia, permitindo que você dedique o restante do tempo às demais tarefas do escritório. Isso também evita que algum item seja esquecido devido aos imprevistos que podem surgir na rotina.

Crie conteúdos interessantes

Sem dúvidas, a criação do conteúdo é o ponto fundamental para ter sucesso com o perfil profissional no Instagram. Existem diversos formatos que você pode utilizar na estratégia, por exemplo:

  • vídeos: eles podem ser postados no feed, no stories e no IGTV. O formato é ótimo para divulgar notícias, dar dicas ou esclarecer dúvidas rápidas;
  • notícias: vale postar as novidades do mundo jurídico, mas sempre adapte o texto e faça comentários para enriquecer o conteúdo;
  • explicações de julgamentos: as decisões judiciais geram muita curiosidade, então você pode criar posts explicando os julgados de forma didática para que o público compreenda os impactos da decisão;
  • artigos: crie pequenas postagens para esclarecer algum direito ou dica importante para seu público-alvo;
  • dia a dia: em algumas postagens, pode focar em questões do dia a dia da profissão para se aproximar dos leitores.

Além disso, invista em boas imagens para atrair o leitor e fazer com que ele tenha interesse em consumir o conteúdo proposto. Finalmente, não se esqueça das hashtags, pois elas servirão para que os usuários encontrem postagens de seu interesse.

Não misture o perfil profissional com o pessoal

O uso do Instagram para advogados também exige atenção ao tipo de conteúdo postado. Um erro comum é misturar postagens de cunho pessoal, como passeios, festas e outros registros que não estejam relacionados à profissão.

Isso afeta a credibilidade do conteúdo proposto e pode atrair um público que não é o que você deseja para a rede social. A dica aqui é ter dois perfis: o Instagram permite que você cadastre duas contas no aplicativo, modificando facilmente qual delas está ativa no momento da postagem.

Fazendo isso, você mantém o perfil focado no que realmente interessa, que são os conteúdos jurídicos que pretendem atrair público para mostrar seu conhecimento e sua autoridade no assunto.

Tenha atenção ao código de ética

Ao planejar as postagens no Instagram para advogados, é preciso ter muita atenção ao Código de Ética da OAB. Afinal, são várias regras relacionadas ao marketing para os profissionais. Primeiro, preste atenção ao artigo 28, que diz que todo anúncio de serviços profissionais deve ser feito com discrição e moderação e sempre terá finalidade exclusivamente informativa.

Outro ponto essencial sobre esse assunto é que os anúncios nunca poderão ser divulgados em conjunto com qualquer outra atividade, como contadoria ou empresas de cobrança extrajudicial. Você também deve evitar a publicidade com um caráter unicamente mercantilista, principalmente em redes sociais como o Instagram, que têm um grande alcance.

Se você fizer chamadas em seus posts, não adote uma postura agressiva ou muito direta, como falar dos valores da ação ou que o escritório é o melhor do ramo. Lembre-se de que ferir o Código de Ética da OAB pode trazer consequências graves, como advertências por parte do Conselho, multas e a piora na reputação dos advogados.

Depois de seguir todas as dicas, faça a análise dos resultados obtidos para verificar os pontos de melhoria que podem ser trabalhados nos próximos ciclos. Dessa forma, ficará mais fácil construir um Instagram para advogados para auxiliar no seu crescimento profissional.

Gostou deste post? Se você quer saber outras dicas sobre a carreira na advocacia, confira a importância do empreendedorismo jurídico!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.