Você já pensou em como fazer marketing pessoal para advogados? A profissão tem limitações em relação às técnicas de publicidade que podem ser utilizadas, porém, ainda é possível aplicar boas estratégias para atrair clientes e desenvolver a carreira.

Isso porque as técnicas de marketing podem ajudar a criar autoridade e aumentar a credibilidade, pontos fundamentais para o sucesso profissional. Diante dos temas tratados na advocacia, a confiança é uma das bases da relação com o cliente e se torna essencial para conseguir contratos.

Para auxiliar nessa tarefa, trouxemos as 5 principais dicas de marketing pessoal para advogados. Continue a leitura e veja como construir uma boa imagem profissional para os seus clientes!

1. Tenha atenção com a sua comunicação

A comunicação é uma das principais ferramentas de trabalho do advogado. Na elaboração de documentos exigidos nos procedimentos jurídicos, é comum utilizar uma linguagem técnica e o chamado “juridiquês”. Porém, nos atendimentos e estratégias de marketing é preciso adequar a maneira de se comunicar para que a linguagem seja adequada ao público.

Evite usar termos técnicos ou explique o seu significado de maneira didática, considerando o perfil do seu público-alvo. Se as pessoas não conseguirem entender com clareza o que você tenta repassar em seus contatos, fica mais difícil construir um relacionamento com elas, não é mesmo?

Também é importante utilizar a linguagem neutra de gênero e humanizada. A ideia é conseguir atingir todo o público, sem práticas que possam ser consideradas ofensivas ou causem a exclusão. A humanização tem como objetivo combater preconceitos e incluir pessoas de diferentes contextos na comunicação.

2. Faça um cartão de visita virtual

O cartão de visita é uma das principais ferramentas de marketing do advogado. Ele passa informações importantes sobre atuação, especialidades e meios de contato, ajudando o cliente a ter acesso aos dados sempre que precisar. O mais comum, sem dúvidas, é a versão impressa: tenha sempre alguns em sua carteira ou bolsa para entregar para pessoas conhecidas e potenciais clientes.

Contudo, com o uso de redes sociais e ferramentas tecnológicas para a comunicação, vale apostar em alternativas digitais. O cartão de visita virtual permite ampliar as informações acessadas pelo consumidor por meio do uso do QR Code, que é um tipo de código de barras. A solução é simples: ele é impresso nos cartões físicos e em outros materiais e, ao ser lido por um dispositivo, encaminha o usuário para uma página personalizada.

Existem ferramentas gratuitas que podem ser usadas para desenvolver o cartão virtual, como o Canva, além de ser possível contar com serviços profissionais para isso. Não se esqueça do poder que a imagem tem na atração de clientes, então desenvolva um modelo personalizado, com um design agradável. Depois, o arquivo também pode ser disponibilizado em outros canais, como site, redes sociais, entre outros.

3. Escreva sobre as suas especialidades

Uma forma de criar mais autoridade é escrever sobre temas em que é especialista, criando conteúdos educativos. Escolha assuntos que possam ser interessantes para o seu público-alvo e desenvolva publicações que esclareçam dúvidas comuns. Por exemplo, se você é um advogado trabalhista, temas sobre cálculo de férias e regras sobre estabilidade ou horas extras podem ser interessantes.

Tenha as mesmas condições

Os conteúdos elaborados podem ser publicados em sites de referência na área, como o JusBrasil, ou em outras ferramentas, como o Medium. Você também pode alimentar um blog ou as suas redes sociais. Inclusive, essa estratégia é bastante usada para conseguir seguidores e interagir com o público, criando uma aproximação maior com potenciais clientes.

Para complementar, vale estudar sobre as técnicas de marketing de conteúdo, que ajuda na atração e educação do público e pode ser usado para que seu perfil seja encontrado nas ferramentas de busca com mais facilidade. Mas não se esqueça de observar os limites do Código de Ética para não cometer irregularidades.

4. Aplique diariamente a técnica do rapport

Você sabe o que significa rapport? O conceito se refere à técnica de criar ligações com outra pessoa com base na empatia. Assim, durante os atendimentos, o advogado deve tentar estabelecer um contato mais próximo e sincronizado com os clientes. A técnica é bastante utilizada na terapia, mas também é interessante na advocacia.

Muitos temas tratados nos processos judiciais ou extrajudiciais têm impactos emocionais nos clientes, o que exige que o advogado esteja preparado. Durante o atendimento, é preciso demonstrar empatia e conseguir se aproximar. A prática também ajudará a ter retornos mais completos e sinceros da parte — sem confiança, infelizmente algumas pessoas omitem fatos que acabam por prejudicar o resultado da ação.

Aplicar essa técnica na rotina exige atenção a alguns elementos. Pontos importantes são olhar nos olhos e observar a expressão facial ou postura corporal durante a conversa. Isso ajuda a fazer uma leitura sobre os sentimentos do cliente e identificar se há resistência ou outras questões que exijam mais trabalho do advogado.

A comunicação nem sempre é verbal, então é preciso saber ler os outros sinais para compreender o que o cliente não consegue verbalizar. E sempre mantenha o foco na empatia e acolhimento do cliente, para que ele fique à vontade e consiga se abrir, além de desenvolver mais confiança no trabalho.

5. Tenha um perfil no LinkedIn

A presença digital é cada vez mais importante para quem deseja ser encontrado pelo público e desenvolver mais autoridade na área. O Facebook e o Instagram são bastante comuns e conhecidos; porém, também vale investir no LinkedIn, que tem um objetivo mais profissional.

Ele ajuda na construção do networking, permite uma troca de experiências e pode dar acesso a várias oportunidades profissionais. Isso porque o LinkedIn é bastante utilizado por recrutadores, assim como por clientes que buscam uma prestação de serviços. A rede funciona como um currículo online, que permite compartilhar formação, habilidades, certificações e outras experiências. Portanto, invista nessa opção e construa o seu perfil no LinkedIn.

Aplicando essas dicas de marketing pessoal para advogados, você conseguirá construir uma boa imagem e conquistar um público maior. E lembre-se de que é importante se atualizar e investir no aprendizado contínuo para se destacar no mercado. Isso terá impactos na qualidade do serviço ofertado e na satisfação do cliente.

Se você achou este post útil para a sua carreira, que tal garantir acesso às nossas atualizações? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos por e-mail!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.