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Todo mercado de trabalho tem concorrência: são diversos profissionais competindo por clientes e qualquer diferencial pode impactar positivamente nessa competição. Essa também é a realidade da área jurídica, por isso, é importante saber como melhorar o currículo para se destacar entre os demais operadores do Direito.

Embora o setor jurídico continue se expandindo e conte com muitas áreas de especialização, com tantos profissionais no mercado, a competitividade só aumenta. Assim, para se destacar, é preciso mais do que uma formação de excelência. Desse modo, o planejamento cuidadoso da carreira inclui conhecer e desenvolver as melhores estratégias para oferecer um diferencial competitivo.

Quer saber como melhorar seu currículo e conquistar as melhores vagas do mercado? Confira 7 dicas que preparamos especialmente para você!

1. Ofereça atendimento personalizado

Em um primeiro contato profissional, é natural que o advogado ainda não conheça todos os detalhes sobre o cliente, como as demandas, as necessidades e o motivo da busca pelo seu serviço. Por isso, esse é o momento de começar a estabelecer os laços e mostrar que está pronto para servi-lo.

Somente com o contato pessoal forma-se um vínculo de confiança, garantindo um relacionamento profissional de longo prazo. A partir dos próximos encontros, é fundamental chamar o cliente pelo nome e relembrar o caso antes de cada reunião. Assim, você se mantém atualizado sobre o caso e consegue oferecer o melhor trabalho.

Não esqueça de sempre ser sincero quanto às possibilidades e não prometer o que não tem certeza de que conseguirá cumprir. Além disso, ofereça o direcionamento correto e, caso o cliente necessite de um atendimento que não faça parte da sua especialidade, seja honesto para indicar outro profissional.

2. Tenha empatia

Uma das principais estratégias de fidelização de clientes é a empatia. Quando a pessoa sente que seus sentimentos estão sendo compreendidos e considerados, tem mais confiança para manter o relacionamento profissional.

Além de ter uma escuta ativa, para ser empático é preciso ter atenção à comunicação não verbal, pois expressões faciais e corporais — como gestos, olhares, o modo de cruzar os braços, entre outros — também dizem muito sobre os sentimentos do interlocutor.

Essa observação é bastante útil para determinar, por exemplo, se o indivíduo está com mágoa ou raiva de um antigo empregador, ou se está escondendo alguma informação. Desse modo, no mercado jurídico, entender os sentimentos dos seus clientes causa uma boa impressão, aumentando as chances de ser indicado para outras pessoas.

3. Ofereça diferenciais na gestão

A prática da advocacia envolve um grande número de atividades que tornam o dia a dia do profissional bastante intenso e atarefado. Assim, é preciso saber otimizar o tempo das tarefas repetitivas e cotidianas, para garantir mais tempo de dedicação às atividades mais complexas e personalizadas. Por isso, um advogado que conta com bons sistemas de gestão oferece um diferencial no mercado.

Existem alguns programas e ferramentas tecnológicas que ajudam a automatizar alguns processos internos, contribuindo para a gestão do trabalho dos advogados — que envolvem prazos, compromissos, e exigem muita organização. Entre os principais benefícios de uma boa gestão, podemos citar o controle financeiro, a escalabilidade do escritório e a melhora da imagem profissional.

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4. Tenha um software de advocacia

O maior atrativo da prática do Direito é o advogado. Por isso, é preciso manter a equipe produtiva e engajada. Dessa forma, além de uma gestão adequada, um profissional diferenciado utiliza os melhores softwares direcionados para a advocacia disponíveis no mercado.

Com o programa correto, é possível atender à demanda de forma mais sustentável. Afinal, “tempo é dinheiro”, ainda mais em um cenário tão competitivo como o jurídico. Nesse sentido, um software jurídico pode aumentar a rentabilidade dos honorários, uma vez que auxiliam no gerenciamento de tempo e na melhoria da comunicação entre o advogado e o cliente, que passa a perceber de modo mais claro o valor dos serviços prestados.

5. Utilize o marketing pessoal como diferencial

É claro que o operador do Direito precisa ter conhecimento especializado no ramo que atua para conseguir se destacar, mas de nada adianta saber muito sobre a sua área se o mercado não souber disso. Desse modo, é preciso ter uma postura profissional e saber como divulgar seus serviços. É aqui que entra o marketing pessoal. Existem algumas formas de investir nesse item como diferencial:

  • utilizar o marketing de conteúdo: atrair a clientela por meio de conteúdos que atraiam seu interesse e demonstrem autoridade no assunto;
  • valorizar a apresentação pessoal: estar sempre vestido conforme a ocasião deixa uma boa impressão, pois o Direito é uma área bastante conservadora;
  • investir na presença online: usar as redes sociais como estratégia de atração e fidelização de clientes.

6. Busque especializações

Diante da grande quantidade de advogados no país, e dos diversos ramos de atuação (que continuam a crescer), o operador do Direito deve se tornar uma referência em determinada área para conseguir se destacar. Nesse cenário, uma especialização pode ser o diferencial que você procura.

Alguns profissionais acreditam que devem atuar em todas as frentes, como um advogado generalista. Contudo, embora algumas áreas exijam uma atuação interdisciplinar, é muito difícil ser excelente em todas as disciplinas. Por isso, o segredo de uma carreira jurídica de sucesso está em depositar os esforços em um grupo de disciplinas, pois dominar um determinado assunto passa credibilidade à clientela.

Por exemplo, quem atua como advogado trabalhista pode turbinar os conhecimentos e se especializar em Direito Previdenciário. Afinal, muitas pessoas que buscam atendimento jurídico no âmbito previdenciário são, em sua maioria, trabalhadores.

7. Faça networking e estabeleça contatos

Na vida profissional é preciso estabelecer muitos contatos. E na advocacia isso não é diferente, afinal, a construção de uma rede de relacionamentos contribui para o destaque no âmbito jurídico. Desse modo, nossa última dica é: faça um bom networking profissional. É por meio dos contatos que surgem novas oportunidades.

Entretanto, para aproveitar todo o potencial que sua rede de contatos pode oferecer, é importante que haja um intercâmbio de conhecimentos, pois apenas manter nomes na agenda, sem cultivar relacionamentos, não garante os benefícios do networking. Uma excelente forma de reforçar a sua rede de contatos é participar de eventos da área da advocacia, para conhecer mais colegas de profissão e trocar indicações.

Os serviços jurídicos são essenciais para a sociedade, sendo esse é um ponto de destaque para quem opta pela carreira jurídica. Contudo, devido à alta competitividade, é preciso saber como aumentar sua visibilidade no mercado e conquistar mais clientes.

A melhor forma de alcançar os diferenciais necessários para se destacar, é investir em si mesmo, por meio de cursos de educação continuada, workshops, palestras, entre outros. Desse modo, seguindo as dicas que demos neste post, você conseguirá melhorar o currículo por meio de uma estratégia diferenciada.

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