O coronavírus vem provocando abalos mundiais, preocupando os investidores e impactando os governos com o avanço rápido da pandemia. Tendo impactos nas cadeias globais de suprimentos, assim como nos lucros das empresas e as atividades econômicas de forma geral.

Se espalhando pelos continentes, o vírus colocas regiões inteiras em quarentenas, e, como consequência, comércios e fabricas estão fechando, suspensão das aulas, além de eventos e viagens estão sendo cancelados diariamente.

Podemos observar os impactos em todos os locais do mundo, havendo uma desaceleração da economia global. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta sobre o esgotamento rápido dos estoques, principalmente dos equipamentos de proteção. E tendo em vista que a China é foco para os bens intermediários de manufaturados no mundo, é possível que sejam vistas grandes consequências dentro do cenário mundial.

Além disso, foi registrada a pior semana das bolsas na última semana de fevereiro, comparando com a crise financeira de 2008, acumulando perdas de cerca U$ 5 trilhões. As mais afetadas são as companhias áreas, áreas de tecnologia, eletrônicos, automóveis, as empresas de turismo e os alimentos.

Dentro do Brasil, a situação não poderia estar diferente. O mercado brasileiro reduziu para menos de 2% quanto a previsão a alta do PIB em 2020, estimulando um crescimento próximo de 1,5% pelos bancos e consultoras, passando ainda a projetar cortes na taxa baixa de juros.

O Ministério da Economia teve sua estimativa oficial reduzida de 2,4% para 2,1% do crescimento do PIB em 2020, justificando com o impacto da crise por conta do vírus, dependendo de sua magnitude e de sua dinâmica de sua repercussão.

Tenha as mesmas condições

Focando mais uma vez na China, as medidas tomadas no país, tem impacto direto no Brasil, sabendo que 30% de sua exportação tem como destino o país brasileiro. Além de ser um comprador importante de commodities brasileiros, como a soja e o minério de ferro.

Quanto a população, é preciso que as medidas necessárias sejam tomadas para que a contaminação se alastre pelos funcionários. As empresas brasileiras, assim como as empresas em volta do mundo, tiveram seus expedientes encerrados ou alterados depois que foram confirmados funcionários contaminados. Desta forma, o trabalho de casa se tornou uma opção, para que a exposição e aglomerado de pessoas pudesse ser evitado.

Essa medida se estende para os empregados acostumados a fazer viagens de trabalho, podendo ser uma opção deste se quer fazer o deslocamento ou não, além de não haver um prejuízo quanto a relação de trabalho.

No Brasil, é possível a responsabilização do empregador que coloca seu funcionário em risco, o que nos dias de hoje se remete o envio do funcionado para trabalhar em um local que fosse atingido por uma forte epidemia. No caso de contaminação, a empresa deve custear o tratamento, além da indenização pelos danos morais e materiais.

Como um ponto final, é importante que mencione sobre os abalos provocados dentro do mercado de ações e no câmbio, sabendo que o dólar já superou R$ 4,70, assim como a alta do ano já passar de 16%. Enquanto o Bovespa perdeu o patamar de 100 mil pontos, acumulando uma queda de 20% em 2020.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.