Organizar o tempo para estudar Direito nem sempre é uma tarefa fácil. São diversas teorias, princípios e leis que precisam ser acompanhados pelo estudante, além de entendimentos judiciais que regulamentam a aplicação das normas.

Por isso, o estudante pode encontrar algumas dificuldades para seguir uma rotina que permita acompanhar todos os conteúdos. No entanto, quem deseja crescer na carreira e atingir o sucesso profissional, precisa manter o foco desde a faculdade.

Você também tem essa dificuldade? Neste conteúdo, listamos as principais dicas para quem quer organizar o tempo e estudar com mais tranquilidade. Confira!

Defina suas prioridades

O primeiro passo é sempre estabelecer as prioridades. Esse é um processo que envolve autoconhecimento e análise dos seus objetivos profissionais. A dificuldade em conciliar a rotina, muitas vezes, é resultado da realização de diversas atividades e da conciliação de estudo e trabalho.

Muitas vezes, as dificuldades da rotina surgem exatamente por isso: problemas para identificar quais itens devem ser priorizados. Infelizmente, nem sempre é possível conciliar todas as atividades que você deseja, então é necessário saber do que abrir mão.

Assim, você precisa notar quais tarefas merecem ser priorizadas, colocando o estudo à frente de outras atividades e lado a lado com o trabalho, se for o caso. Vale lembrar que um bom desempenho pode abrir portas no mercado de trabalho ou, até mesmo, garantir uma bolsa de estudo em Direito ou para uma pós-graduação.

Tenha um cronograma

Uma dica importante para organizar o tempo de estudos é montar um cronograma. Ele servirá de guia para saber quais matérias estudar em cada dia e para acompanhar o seu desempenho. A montagem é simples, veja só:

  • avalie o tempo que poderá ser dedicado aos estudos diariamente;
  • monte um calendário especificando os horários de estudo;
  • distribua as matérias que serão estudadas em cada dia;
  • deixe horários específicos para fazer trabalhos e atividades complementares da graduação;
  • tenha um período reservado para revisões ou reposição de horários para quando não for possível cumprir o cronograma.

Também é importante que você inclua alguns períodos de descanso e lazer para conseguir manter o ritmo de estudos sem sobrecarga. Com o tempo, é normal que surja a necessidade de fazer adaptações.

Por exemplo, é comum que apareçam matérias mais complexas que exigem mais tempo do que o planejado. Nesse caso, avalie se é possível aumentar o período de estudos ou remanejar os horários programados.

Evite a procrastinação

Sem dúvidas, a procrastinação é a principal inimiga da rotina de estudos. Você já se pegou pensando em assuntos aleatórios enquanto deveria estar focado no material? Isso é bastante comum, mas existem algumas práticas que ajudam a combater esse problema.

A primeira é ter um lugar organizado especialmente para os estudos. De preferência, ele deve ser isolado do restante da casa ou, ao menos, afastado dos locais com mais movimento. Também é importante que o espaço seja silencioso e bem-iluminado.

Além disso, evite o excesso de objetos na mesa, já que eles ajudam a desviar o foco dos estudos. Por fim, trabalhe a mentalidade para não deixar as tarefas para outro momento. Muitas vezes, a existência de prazo faz com que as atividades fiquem para depois, trazendo problemas para conseguir fazer tudo com a qualidade necessária, quando a data de entrega fica próxima.

Tenha as mesmas condições

Mantenha a organização

Muitos estudantes tiram um tempo para organizar os estudos, compram materiais, arrumam um lugar adequado em casa e iniciam uma nova rotina, realmente empolgados. Porém, com o tempo nada do que foi planejado continua na rotina.

Isso já aconteceu com você? A verdade é que isso é muito comum e ocorre pela falta de organização. O planejamento não deve ser um fato isolado, que acontece apenas uma vez no semestre ou no ano. Ele precisa ser contínuo, com acompanhamento sobre a evolução e revisões para mantê-lo adequado à rotina e às necessidades do curso.

O mesmo vale para o ambiente de estudos. No início, é fácil manter tudo no lugar, mas com o tempo é normal que materiais fiquem acumulados, os arquivos se misturem e surjam outros problemas. Portanto, tire um tempo, pelo menos uma vez na semana, para arrumar tudo e, se necessário, reorganizar o espaço.

Estabeleça metas

As metas são ferramentas poderosas para quem deseja seguir fielmente uma rotina e manter o foco. Isso porque cada conquista, por menor que seja, mostra que você é capaz e ajuda a continuar com as atividades conforme o programado.

Por isso, ao organizar o tempo para estudar, estabeleça metas. Por exemplo, estudar determinado material até uma data, ler um número de artigos da lei por dia, ter um mínimo de horas de dedicação por semana etc. Em épocas mais atribuladas, como durante o TCC ou na preparação para a prova da OAB, isso é ainda mais importante.

Tendo em vista que esses são objetivos grandes, que exigem muitas tarefas, traçar pequenas metas ajudará a enxergar uma evolução. Como consequência, é possível ter mais ânimo e disposição para continuar preservando a rotina planejada.

Aproveite seu tempo livre

Outra dica essencial é saber aproveitar o seu tempo livre, sem estudos e outros compromissos. Parece controverso falar em descanso quando a preocupação é conseguir realizar todas as atividades exigidas pelo curso, porém, esse é um cuidado essencial para a saúde.

O excesso de esforço pode ser prejudicial, pois aumenta o estresse e pode colaborar com o desenvolvimento de doenças. É preciso ter um sono de qualidade, com cerca de 8 horas por dia, para restabelecer todas as funções cognitivas e recuperar as energias para um novo dia de estudos.

O estudante também deve ter momentos de lazer, com atividades divertidas e relaxantes, para que a mente consiga descansar. Caso contrário, o exagero de estudos e trabalho, sem o devido descanso e lazer, pode ter o efeito reverso.

Geralmente, isso traz dificuldades para se concentrar e assimilar conteúdos, gera a sensação de cansaço em excesso e pode acarretar sintomas como dores de cabeça e musculares, irritabilidade, entre outros.

Por tal razão, é essencial encontrar o ponto de equilíbrio, dedicando momentos voltados para o seu conforto, lazer e bem-estar. Isso fará com que as horas de trabalho tenham um melhor rendimento, com mais produtividade e aprendizado.

Como vimos, organizar o tempo para estudar não é tão difícil quanto parece. Contudo, é preciso ter atenção ao planejar a rotina, manter o foco e conseguir equilibrar os seus compromissos com os momentos de descanso e lazer.

Gostou deste conteúdo? Para acompanhar mais dicas para seus estudos, siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.