Atualmente, o mercado de trabalho para os profissionais do Direito é um dos mais desafiadores. Há diversas leis no sistema jurídico brasileiro e muitas delas se influenciam mutuamente, em evidente diálogo de fontes. Nesse contexto, aprofundar os estudos e buscar qualificações, em um sistema jurídico complexo, que muda constantemente, é uma atitude necessária, pois há uma exigência cíclica de reinvenção na profissão.

Uma das áreas importantes e reconhecidas no mercado jurídico é a advocacia cível. Em linhas gerais, o Direito Cível trata de boa parte das relações contratuais estabelecidas atualmente e de temas importantes para várias outras áreas do Direito, como o instituto da responsabilidade civil. Ter uma pós-graduação em Direito Cível, então, é bastante indicado para os advogados contemporâneos.

Discorreremos, a seguir, sobre a atuação de um advogado com foco em Direito Cível, como está o mercado de trabalho nessa área, como funciona e se vale a pena investir em uma pós em advocacia cível. Vamos lá!

Entenda se vale a pena investir em uma especialização em Direito

Em um mercado jurídico dinâmico, desafiante e exigente (como o atual), é altamente recomendado o investimento em uma especialização em Direito, pois a formação de base (a graduação em Direito) tem perfil generalista e superficial, sem preparação para temas mais profundos e complexos de áreas específicas.

Uma das grandes vantagens de um investimento em uma especialização em Direito é a expansão de conhecimento, o aprofundamento e, consequentemente, a valorização do currículo profissional no mercado de trabalho. A maioria absoluta das empresas, escritórios e demais âmbitos do mercado jurídico exige, além de um bom diploma de graduação, uma especialização em Direito e habilidades com línguas estrangeiras.

É o mínimo que se espera do profissional que pretende estar bem posicionado no mercado de trabalho. Aqueles que não investem em especializações, não têm conhecimentos em línguas e se acomodam com um diploma de graduação tendem ao desemprego, ao ostracismo no mercado de trabalho.

Agora que entendemos um pouco sobre a importância de uma especialização em Direito, trataremos, no próximo tópico, das principais atuações de um advogado com foco em Direito Cível.

Conheça as principais atuações de um advogado com foco em Direito Cível

Após compreendermos se vale a pena investir em uma especialização em Direito, partimos agora para uma breve análise das principais atuações de um advogado com foco em Direito Cível. Há diversas possibilidades de atuação como advogado civilista, e a esfera judicial (mais comum e conhecida) é apenas uma delas.

O advogado com foco em Direito Cível pode atuar em núcleos de conciliação judicial, mediando os conflitos dos seus clientes com terceiros, em busca de uma solução aceitável para todas as partes envolvidas. Nesse caso, o foco não é protocolar e acompanhar processos judiciais, mas sim encerrá-los amigavelmente.

Outra possibilidade de atuação é nos setores consultivos e estratégicos no interior das empresas (jurídico interno) ou fora delas, nos escritórios (jurídico externo). Nessa posição, é esperada do advogado consultivo mais experiência, além de conhecimentos profundos do Direito Cível, que lhe possibilitem redigir pareceres e emitir opiniões muito sólidas sobre temas específicos.

Tenha as mesmas condições

De um modo geral, essas são as principais atuações de um advogado com foco em Direito Cível. No próximo tópico, vamos ver como funciona e qual é a proposta da pós em advocacia cível.

Veja como funciona a pós em advocacia cível

Como abordado na introdução, a pós em Direito Cível é uma ótima escolha para os advogados atuais. As relações jurídicas mais cotidianas da atualidade estão inseridas no campo do Direito Cível, muitas delas ocorrendo nos contextos virtuais, digitais e dos aplicativos de smartphones. Assim, especializar-se no Direito Cível vale bastante a pena.

A pós-graduação em advocacia cível é abrangente e aborda diversos eixos temáticos relevantes a essa área do Direito. Inicialmente, há a introdução, com a abordagem aos aspectos gerais da advocacia cível, em que são tratados conteúdos como os fundamentos do novo contencioso cível I e II, a organização do judiciário e a mediação e procedimentos de autocomposição.

Em seguida, são abordados a advocacia e os recursos do novo Código de Processo Civil (CPC-15) e a execução cível. Acerca do Direito Material, há tópicos específicos no curso sobre a advocacia no Direito de Família, a responsabilidade civil e o Direito das obrigações e dos contratos, além do Direito Imobiliário e da advocacia no Direito Sucessório. Por fim, existe o bloco de aulas sobre assuntos contemporâneos da advocacia pública e privada.

A proposta da pós em advocacia cível é extensa e dinâmica, portanto, falando de assuntos diversos, com produção de material didático vinculado às demandas atuais.

Descubra como está o mercado de trabalho na área de Direito Cível

O mercado de trabalho para aqueles que desejam trabalhar na área do Direito Cível é amplo. É possível atuar com a advocacia, ocupando vagas dentro de empresas ou escritórios ou, ainda, fundando o seu próprio escritório em algum nicho promissor, como o Direito Imobiliário, por exemplo.

Nas funções desempenhadas pelos órgãos públicos, é possível, também, encontrar boas oportunidades de trabalho. Por exemplo, o profissional pode apostar na criação (e administração) de cartórios de todos os tipos, voltados à regulamentação dos atos da vida civil. É um tipo de demanda que a sociedade tem constantemente e que gera altos rendimentos.

A área acadêmica é também muito profícua. É possível estudar mestrado ou doutorado em Direito Cível e tornar-se um pesquisador e professor de renome. Nesse caminho, pode-se obter uma renda fixa alta na função de professor e, ainda, lançar a sua própria marca ou identidade jurídica, explorando um nicho novo, pouco conhecido. A maioria dos grandes advogados do Brasil são professores, escrevem e publicam os seus próprios livros e têm influência jurídica no cenário nacional por essa razão.

Então é isso! Essas são informações indispensáveis quando pensamos no Direito Cível — as principais atuações dentro dessa área, o mercado de trabalho, a importância dela e como funciona a pós em advocacia cível.

Gostou das informações sobre a advocacia cível? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre a especialização e as possibilidades de atuação nessa área do Direito!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.