O Direito é uma área bastante ampla, com um mercado de trabalho que oferece diferentes possibilidades de atuação. Atualmente, há uma demanda crescente por respaldo jurídico em questões que envolvem as relações entre os Estados e entre particulares de diferentes países. Em vista disso, uma pós-graduação em Direito Internacional pode fazer a diferença na busca por uma boa colocação profissional nessa área.

A advocacia internacional tem um vasto mercado de trabalho, que inclui o suporte a empresas multinacionais e algumas questões mais cotidianas, como pedidos de cidadania e casos de exportação. Por isso, esse ramo está presente em muitos aspectos da vida humana.

Neste post, vamos explicar o que é Direito Internacional, qual é sua relevância nos tempos atuais e a diferença entre a atuação nos setores público e privado. Além disso, vamos mostrar como funciona a pós-graduação da EBRADI e suas vantagens. Prossiga a leitura e saiba mais.

O que é Direito Internacional?

Esse ramo jurídico consiste em um conjunto de regras estabelecidas por representantes de vários países com o objetivo de pautar as relações entre eles. Assim, inclui os princípios que devem guiar o relacionamento entre os povos que participam dos tratados.

Qual é a importância do Direito Internacional na atualidade?

Essa área jurídica auxilia no controle e normatização das relações externas, pois as normas internacionais extrapolam os limites dos países, devendo ser respeitadas por todos que desejam fazer parte da comunidade mundial.

Dessa forma, o Direito Internacional é importante devido às regras que regem as relações entre os Estados, seus cidadãos e organizações. Além disso, tem por objetivo estabelecer a segurança jurídica nesses vínculos e garantir a preservação dos direitos humanos.

Nos últimos anos, o Brasil vem ganhando destaque no cenário global, o que fez aumentar a importância desse ramo no mercado, com novas oportunidades surgindo a cada dia. O principal desafio consiste em descobrir os meios mais acertados para garantir sua atuação efetiva dentro do cenário internacional.

Qual é a diferença entre Direito Internacional Público e Privado?

Como vimos, o Direito Internacional objetiva o estabelecimento de justiça e segurança jurídica nas relações entre nações. Sua atuação se divide entre os ramos público e privado e é importante saber a diferença entre eles.

Direito Internacional Público

Na área pública internacional, são criados os acordos e as convenções entre os Estados para regular possíveis conflitos que surgem das relações entre eles. Esse ramo envolve não somente os Estados, mas as organizações que atuam de modo global, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Esse ramo do Direito tem por objetivo estabelecer as normas jurídicas internacionais, respeitando a soberania dos países, dos cidadãos e de suas singularidades. Para isso, os acordos e as convenções são realizados com o intuito de aproximar seus participantes.

É dessa área que resultam questões relacionadas à proteção dos direitos humanos, ao estabelecimento da paz, à regulamentação de crimes internacionais, entre outros.

Direito Internacional Privado

O Direito Internacional Privado é responsável por determinar qual será a legislação responsável por regular contratos feitos entre indivíduos de países diferentes. Além disso, sua atuação inclui casos de adoção internacional e sequestros que envolvam mais de um país, além de litígios de diversas áreas do Direito que também se relacionem com pessoas e empresas de outros países.

Como é a pós-graduação da EBRADI?

A atuação no Direito Internacional pressupõe uma boa capacitação. Além de oferecer o conhecimento necessário para se tornar um especialista, uma pós proporciona um diferencial competitivo para esse profissional no mercado de trabalho.

Uma boa formação contribui para a aquisição de informações sobre fontes, princípios e soluções relacionadas ao setor. Nesse cenário, a Pós-graduação digital em Direito Internacional Aplicado da Escola Brasileira de Direito (EBRADI) oferece aos seus alunos conhecimentos sólidos sobre os aspectos jurídicos relevantes às demandas internacionais.

O curso prepara o estudante para enfrentar problemas que normalmente ultrapassam as situações cotidianas e exigem uma base mais técnica e prática. A pós da EBRADI em Direito Internacional capacita os advogados para atuarem em negócios firmados no cenário mundial, respondendo à multiplicidade de agentes e interesses.

Funcionamento do curso

O curso é dividido em 10 módulos, além do módulo final. Cada um deles é composto por 10 temas, os quais são constituídos por 4 faixas de aprendizagem, as quais, por sua vez, contêm 1 videoaula, 1 texto, 2 questões e 1 casuística.

Grade curricular

Essa área engloba diferentes assuntos que preparam o aluno para a alta performance da prática por meio de matérias como:

  • Direito Internacional e Relações Internacionais;
  • Proteção Internacional dos Direitos Humanos;
  • Padrões Regulatórios de Comércio Internacional;
  • Desenvolvimento Econômico e Político;
  • Direitos Humanos;
  • Soluções de Controvérsias;
  • Políticas Públicas;
  • Fluxo Migratório, entre outros.

Duração do curso

A especialização tem duração média de 12 meses, com uma carga horária total de 400 horas de conteúdo. Importante destacar que a EBRADI conta com uma opção de prazo diferenciado em que o aluno pode concluir o curso em apenas 6 meses.

Quais são os diferenciais da EBRADI?

A EBRADI oferece um ensino de alta qualidade, com grande capacidade de engajamento, pois as aulas são voltadas para a prática profissional. Isso oferece uma base sólida de conhecimentos e prepara o aluno para atuar na área da especialização.

A excelência no ensino resulta do apoio de grandes personalidades do Direito, além da participação de profissionais renomados. Entre seus principais diferenciais, estão:

  • acesso a milhares de obras;
  • supervisão acadêmica de advogados renomados no mercado;
  • modelos de peças para download;
  • ferramentas tecnológicas de auxílio ao aprendizado;
  • conteúdo desenvolvido para o ensino digital;
  • serviços de tutoria, mentoria e coaching.

O Direito Internacional deve ser compreendido pelos profissionais que desejam investir nesse ramo, pois envolve questões relevantes que afetam a relação entre os países. Dessa forma, é recomendável que o advogado que pretende atuar na área busque capacitação para desenvolver as habilidades necessárias. Para isso, a EBRADI oferece aos profissionais a Pós-graduação em Direito Internacional Aplicado, como um diferencial competitivo.

Este texto foi útil para você? Caso tenha interesse em conhecer mais sobre a especialização e tirar dúvidas sobre os nossos cursos, entre em contato conosco. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento.

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.