Ter uma carreira bem-sucedida na advocacia exige qualificação, independentemente da área de atuação escolhida. Exatamente por isso, decidimos produzir este artigo para falar um pouco mais sobre a pós-graduação em Direito Público.
Já pensou em trabalhar nesse ramo? Trata-se de uma tendência no mundo jurídico, com muitas oportunidades. Mas, para aproveitá-las, é preciso dominar a legislação e investir em atualização profissional.
Continue a leitura e entenda por que fazer uma pós-graduação em Direito Público!
Direito Público: o que faz o profissional que atua nesse ramo?
O Direito Público é um dos grandes ramos do Direito, que cuida da relação entre o Estado e os particulares. Em outras palavras, ele entra em cena sempre que um ente público é uma das partes.
Como regra geral, o interesse da coletividade é soberano em relação aos interesses individuais e privados. Por isso, o profissional que pretende atuar nesse ramo costuma ser bastante demandado, já que diversos órgãos e entidades públicas estão envolvidos em ações com os cidadãos.
Vale lembrar que o profissional poderá atuar tanto a favor do Estado, figurando como um procurador, quanto na defesa de uma pessoa ou empresa em um caso contra o Poder Público.
Quais as principais áreas do Direito Público?
O Direito Público é composto por diversas áreas. Esse é mais um motivo para atuar nesse ramo e, claro, se especializar. Você verá que cada um dos segmentos é muito abrangente, o que exige estudo e dedicação do advogado. Aliás, muitos escolhem atuar em apenas um deles, investindo em cursos mais específicos e aprofundados.
Veja, a seguir, algumas das opções para os advogados com Pós-graduação em Direito Público!
Direito Constitucional
O Direito Constitucional é a área do Direito que cuida da fundamentação de toda a estrutura do Estado. Além de definir as funções de cada órgão, ele estabelece as garantias fundamentais do cidadão e traz regras gerais sobre cidadania e direito dos trabalhadores, por exemplo.
Um advogado constitucionalista tem um vasto conhecimento e pode atuar com causas bem específicas, como o mandado de segurança e o habeas data.
Direito Eleitoral
Os nossos representantes políticos são escolhidos por meio de eleições periódicas. Exatamente por isso, o Direito Eleitoral é uma das áreas do Direito Público de maior expressividade do ordenamento jurídico.
Ser um especialista nessa área pode abrir portas para muitas oportunidades. A consultoria eleitoral e a defesa de candidatos são algumas das opções disponíveis para quem estuda e domina as leis eleitorais — que costumam sofrer alterações constantes.
Direito Administrativo
O Direito Administrativo é área do Direito responsável por regular os serviços públicos destinados para a sociedade e disciplinar a relação da Administração Pública com seus administrados, isto é, os cidadãos.
Trata-se de um segmento de grande relevância social e que permite ao advogado diversas possibilidades de atuação, como:
- orientar empresas em processos de licitação;
- trabalhar com contratos administrativos;
- fazer a defesa administrativa e judicial de servidores públicos.
Direito Penal
O Direito Penal é a área do Direito que elenca os bens jurídicos mais relevantes para a sociedade e impõe penas para quem os colocar em risco. Trata-se de um limitador de condutas, imprescindível para o bem-estar coletivo.
O advogado criminalista é uma figura de extrema relevância, pois atua na defesa de direitos, especialmente a liberdade e a dignidade da pessoa humana. Ele pode participar de processos, do Tribunal do Júri e atuar na Execução Penal.
Direito Tributário
O Direito Tributário trata da arrecadação de tributos pelo Estado. É uma área repleta de regras que sofrem constantes atualizações. Consequentemente, há muitas oportunidades para o advogado crescer e solidificar sua carreira.
É importante destacar que, por ser considerado um ramo complexo, existe uma carência de bons advogados especialistas em Direito Tributário no mercado. Estudar e se qualificar é uma forma de atrair novos clientes e alcançar bons resultados.
Por que investir em uma pós-graduação em Direito Público?
Depois de se formar em Direito e ser aprovado na prova da OAB, o advogado já pode iniciar sua carreira. No entanto, atuar sem qualquer especialização não é uma boa estratégia, já que o mercado demanda por profissionais mais qualificados.
Para se destacar e alcançar bons resultados para seus clientes, é fundamental investir em uma pós-graduação. Veja, a seguir, alguns motivos para se especializar em Direito Público!
Amplas possibilidades de atuação
Como visto, o Direito Público é um ramo muito vasto e com inúmeras possibilidades de atuação. Ao escolher essa pós-graduação, você adquire conhecimentos para atuar com causas em diferentes áreas, como Direito Eleitoral, Penal e Administrativo.
Alta demanda no mercado
Outra vantagem de quem faz uma pós-graduação em Direito Público é estar preparado para atender às demandas do mercado. Por ser composto por áreas que regem diferentes relações entre os particulares e o Estado, há uma grande procura por profissionais experientes e atualizados.
Grande relevância para a sociedade
O Direito Público é formado por normas e regras de natureza pública. Portanto, podemos dizer que toda a sociedade é impactada por ele, o que demonstra sua relevância social.
Na prática, a norma de Direito Público sempre disciplina o interesse do Estado e da própria sociedade, seja de modo direto ou indireto.
Estímulo ao networking
O bom profissional do Direito é aquele que consegue fazer uma rede de contatos ampla e produtiva. Com a pós-graduação em Direito Público e posterior atuação na área, o advogado se capacita e interage com diversos profissionais, como juízes, delegados, políticos e procuradores municipais e estaduais.
Sem dúvidas, esse contato mais próximo o ajuda o profissional a crescer e se destacar ainda mais no mercado, lembrando que a credibilidade e o reconhecimento de ser um especialista na área fazem toda a diferença.
Ser um advogado reconhecido pelo seu trabalho é o desejo de todos os profissionais da área. Mas o que os mais bem-sucedidos têm em comum? Eles se especializam, estudam e estão em constante processo de aprendizado.
Por isso, se você deseja seguir uma carreira em uma das áreas apresentadas, precisa investir em uma pós-graduação em Direito Público; e a escolha de uma boa instituição de ensino é um requisito para que o seu currículo seja verdadeiramente atrativo.
Quer fazer sua pós-graduação com os melhores professores do mercado? Entre em contato com a EBRADI agora mesmo!