O Brasil tem mais de 1 milhão de advogados ativos e, a cada ano, mais profissionais ingressam no mercado de trabalho. Para se diferenciar em meio a tanta concorrência, é fundamental se especializar em alguma área. Porém, com uma rotina tão corrida, muitos advogados têm dificuldade em acompanhar as aulas. Para eles, uma pós-graduação semipresencial pode ser a solução.

Na hora de buscar uma instituição de ensino para incrementar seu currículo e sua atuação com um novo diploma, é comum ter dúvidas sobre qual o melhor método e se um curso presencial cabe ou não na rotina.

Já imaginou aumentar sua competitividade e ganhar destaque no mercado jurídico aproveitando a flexibilidade que a metodologia semipresencial oferece?

Para ajudar você a conhecer mais sobre essa metodologia de especialização, preparamos esse conteúdo com as principais informações sobre o tema. Confira!

Quais são as modalidades de ensino?

Para decidir a forma de ensino mais adequada ao seu perfil, é importante conhecer as metodologias disponíveis no mercado e como cada uma funciona. Veja!

Pós-graduação presencial

Nesse modelo, as aulas acontecem de modo presencial em uma faculdade ou universidade. Dessa forma, o aluno precisa comparecer à unidade de ensino para realizar todas as atividades, como assistir às aulas, fazer provas, entre outras. Ou seja, a especialização presencial funciona como um curso tradicional, nos moldes que já conhecemos.

Pós-graduação online

Essa modalidade ocorre em ambiente virtual, com acesso remoto às aulas, que são realizadas a distância. Alguns compromissos podem ser realizados presencialmente, como provas ou outras tarefas esporádicas, contudo, a maior parte das atividades ocorre no modo online.

Pós-graduação semipresencial

A modalidade semipresencial combina atividades realizadas presencialmente com as realizadas em ambiente digital. Contudo, há a exigência da presença do aluno na unidade de ensino com uma frequência maior do que a exigida na especialização online e menos do que na modalidade presencial, podendo ter aulas presenciais mais de uma vez por semana.

Como funciona uma pós-graduação semipresencial?

A pós-graduação semipresencial é uma excelente opção para quem precisa de maior flexibilidade, mas também quer se beneficiar do contato mais próximo com colegas e professores. Isso porque os alunos precisarão comparecer algumas vezes à unidade de ensino para realizar as tarefas presenciais.

As aulas são ministradas tanto no ambiente virtual quanto no presencial, a depender da natureza, do conteúdo ou da metodologia teórico-prática necessária ao tema, incluindo a realização de eventos externos, quando cabível. Elas obedecem a um cronograma de aulas pré-determinado, contribuindo para o planejamento do aluno.

Além disso, como essa especialização também contempla as atividades online, há grande interação nesse ambiente, estreitando ainda mais os laços do contato presencial. No ambiente virtual, os alunos podem abrir fóruns de discussão, interagir com os colegas de sala e tirar dúvidas com os tutores.

Qual é a diferença entre a modalidade semipresencial e as demais?

Com base na descrição do ensino semipresencial, podemos concluir sobre as principais diferenças dessa modalidade para as demais.

Tenha as mesmas condições

Local

No ensino presencial, todas as atividades ocorrem em sala de aula; no online, acontecem quase totalmente em ambiente virtual; no semipresencial, as tarefas são divididas entre o ambiente físico e o virtual.

Interação

No presencial os alunos fazem perguntas diretas ao professor durante a aula; no online, os questionamentos ocorrem dentro do ambiente virtual de aprendizagem; no semipresencial, a interação pode ocorrer das duas formas a depender do formato de aula da disciplina.

Frequência

O presencial exige a presença física do aluno todos os dias; o online exige o cumprimento de atividades do cronograma em modo virtual; o semipresencial oferece horários de estudo mais flexíveis, com encontros presenciais espaçados.

Existe pós-graduação semipresencial em Direito?

Assim como outras áreas de atuação, o Direito conta com algumas opções de especialização semipresencial. Para quem busca a flexibilidade do virtual com as vantagens do ensino presencial, a Escola Brasileira de Direito (EBRADI) oferece, em parceria com o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), a Pós-graduação Semipresencial em Advocacia Societária.

Trata-se de um curso inovador com o modelo de sala de aula invertida — muito utilizado em renomadas universidades norte-americanas — que possibilita um aprendizado livre, individualizado e adaptado ao aluno, invertendo a ordem do ensino tradicional e permitindo que o estudante concentre seu potencial no processo de aprendizagem.

O curso tem duração de 12 meses para cobrir um extenso conteúdo programático que inicia com uma introdução ao Direito Societário, abrangendo diversos conceitos, até chegar às especificações dos vários tipos de sociedades.

A EBRADI também oferece opções pós-graduação em 6 meses, e essa parceria da EBRADI com o IASP ofertará, ainda, novos cursos nesse modelo, abrangendo a atuação prática nas áreas do Direito Tributário, Direito Digital e Proteção de Dados.

Quais são as vantagens da pós-graduação semipresencial?

Com uma metodologia que une o método presencial e o digital, a pós-graduação semipresencial oferece algumas vantagens para quem opta por ela. Veja, a seguir, os principais benefícios de escolher esse formato!

Flexibilidade de horários

A advocacia exige muita dedicação, com diversos compromissos preenchendo o dia do advogado, como audiências, cumprimento de prazos, reuniões com clientes, entre outros. Assim, há pouco tempo disponível na agenda para cursar uma pós com horário compatível com as demais atividades. Nesse sentido, a flexibilidade de horários do curso é um ponto de destaque na hora da escolha.

Melhor otimização de tempo

Outra vantagem do ensino semipresencial é a otimização do tempo, pois algumas disciplinas funcionam totalmente online e outras podem se dividir entre aulas presenciais e virtuais. Isso permite evitar gastar horas com deslocamento, e esse tempo pode ser aproveitado de outra forma, como para fazer a revisão do conteúdo.

Ampliação do networking

Como vimos, a pós-graduação semipresencial proporciona mais interação com os colegas e professores, contribuindo para o networking. Essa rede de relacionamento com outros profissionais é um excelente meio de valorizar a carreira jurídica; afinal, potencializa suas oportunidades no mercado, sem perder a comodidade e praticidade que o estudo virtual também proporciona.

A pós-graduação semipresencial é uma ótima forma de manter os estudos do Direito em dia, garantindo resultados sem precisar dispensar tanto tempo da rotina. Além disso, a não exigência de comparecer tão frequentemente à unidade de ensino contribui para a economia de recursos, resultando em mais chances de pagar a pós-graduação.

Gostou deste conteúdo? Quer receber mais informações sobre a área jurídica? Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.