A prova discursiva da OAB é alvo de diversas preocupações dos candidatos. Afinal, ela é conhecida por ser bastante extensa e difícil. Composta por uma peça prático-profissional, que vale 5 pontos, e algumas questões discursivas que dividem o restante da nota, é preciso conseguir, pelo menos, média 6 para ser aprovado.

Apesar de focar em uma disciplina, o conteúdo cobrado é bastante extenso. São várias possibilidades de peças e, durante as discursivas, a interdisciplinaridade ainda pode estar presente. Por isso mesmo, é essencial investir em uma boa preparação para conquistar a tão sonhada aprovação.

Se você quer saber como fazer isso, continue a leitura deste post e confira 6 dicas essenciais para ter sucesso na segunda fase da OAB!

1. Escolha a disciplina certa

O primeiro passo para o sucesso na prova discursiva da OAB é escolher a disciplina certa. No momento da inscrição, você deve optar por uma das sete disciplinas disponíveis. São elas:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito Tributário.

A principal dica para acertar na decisão é escolher uma disciplina com a qual você tenha afinidade, considerando o Direito material e processual. Evite basear a escolha em índices de aprovação, volume de matéria ou peças processuais. Realmente, isso dá a impressão de que será mais fácil estudar, mas se você não tem facilidade com o conteúdo, sem dúvidas, a prova será mais difícil.

2. Organize o material

Na etapa discursiva da OAB, é possível fazer consulta à legislação seca, sem anotações ou comentários. Portanto, é preciso comprar materiais atualizados e que estejam de acordo com edital — existem alguns modelos que contam com estruturas de peças e marcações que são vedadas pela banca.

O candidato pode usar marca-texto, clipes e separadores impressos por editoras para facilitar o manuseio do material, então aproveite os períodos de estudos para fazer as marcações necessárias e deixar tudo organizado, sempre considerando as limitações do edital. Tenha em mente que qualquer forma de estruturação de peças jurídicas é proibida e pode impedir a utilização do material ou resultar na eliminação da prova.

3. Leia muito

A leitura é um conselho fundamental para qualquer prova discursiva. Essa prática ajuda a compreender as regras gramaticais e como organizar as ideias de forma objetiva e compreensível. Como o exame aborda disciplinas jurídicas, invista nesse tipo de material. Assim, enquanto melhora as técnicas de redação, você também aprende os conteúdos cobrados.

Invista um tempo para ler doutrinas, leis secas e, até mesmo, peças processuais que tenham sido aplicadas em exames anteriores. Isso ajudará você a se familiarizar com a estrutura necessária e evitará erros no momento do exame.

4. Faça um briefing para o texto

Montar um bom esqueleto para a peça processual é uma das principais dicas para ter sucesso na prova discursiva da OAB e não esquecer nenhum item que deve ser incluído na petição. Depois de ler o problema proposto, escreva no rascunho os pontos que devem ser abordados, listando todos os itens fundamentais, como:

  • endereçamento;
  • qualificação;
  • identificação e fundamento da peça;
  • fatos;
  • preliminares de mérito;
  • prejudiciais de mérito;
  • mérito;
  • pedidos;
  • valor da causa;
  • fechamento da peça.

Ao fazer isso, acrescente os principais detalhes para lembrar o que deverá ser abordado ao desenvolver o texto. Fazendo isso, você conseguirá calcular, em média, quantas linhas pode gastar em cada item e não correrá o risco de esquecer algum pedido.

Tenha as mesmas condições

Para as questões, vale a aplicar a mesma dica, mas com algumas adaptações. Anote no rascunho a resposta e o fundamento, como um artigo de lei ou uma súmula, para que fique mais fácil o desenvolvimento do restante do texto. Nas questões que contam com vários questionamentos separados, lembre-se de que é necessário indicar o item antes de cada resposta.

5. Seja objetivo

Existem dois grandes desafios para os candidatos durante a prova discursiva da OAB: fazer uma boa gestão de tempo e usar corretamente o espaço disponível nas folhas de resposta. A objetividade é uma dica importante para ajudar a lidar com as dificuldades.

Se o candidato exceder o espaço disponível, a banca desconsiderará os textos que não estiverem dentro do local apropriado. Em resumo: quando o campo de respostas termina, não adianta continuar escrevendo.

Portanto, seja direto e objetivo em todas as respostas. Não é necessário elaborar textos longos para conseguir a pontuação. Basta que indique a resposta correta e explique o motivo, com a devida fundamentação jurídica. Isso ajudará a reduzir o tempo gasto para escrever, revisar e passar todas as respostas a limpo, e diminuirá os riscos de você sofrer com falta de espaço para desenvolver os textos.

6. Revise o seu texto

Antes de passar os textos para a folha de resposta, faça uma revisão detalhada para ver se todos os itens foram abordados e se não existem erros de ortografia e gramática, pois o excesso de ocorrências pode afetar a sua pontuação.

Durante a transcrição das respostas, tenha atenção à sua letra para que ela esteja legível. Caso contrário, também perderá pontos caso os examinadores não consigam compreender o que foi escrito.

A revisão deve ser feita com atenção redobrada à parte técnica e aos conceitos de Direito. Às vezes, ao formular a resposta na primeira vez, é possível cometer alguns erros simples devido ao nervosismo. Por isso mesmo, uma leitura atenta é essencial para corrigi-los no momento de passar a limpo.

7. Escolha um curso preparatório

Os cursos preparatórios para OAB são fundamentais para garantir a melhor preparação. Os professores são especializados na prova. Por isso, eles conhecem o estilo da banca, assuntos recorrentes e os principais macetes que ajudarão durante a etapa discursiva.

O aluno recebe diversos materiais para ajudar na revisão dos conteúdos, tem acesso a simulados e conta com suporte dos tutores para esclarecer qualquer dúvida. Isso facilita a organização da rotina de estudos e ajudará no seu desempenho.

Pronto! Agora que você conhece as principais dicas para fazer a prova discursiva da OAB, comece a planejar a sua rotina de estudos pra obter os melhores resultados. E não se esqueça de procurar uma instituição de ensino de confiança para auxiliar na sua preparação!

Se você gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais para que os seus amigos também conheçam essas dicas!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.