Por Marcela Correa

Criada por Benjamin Bloom, a terminologia “taxonomia de Bloom” trata-se dos objetivos da educação. Bloom foi um psicólogo e pedagogo de origem americana que contribuiu significamente no campo da aprendizagem. Em sua visão, no campo cognitivo, existem níveis de aprendizagem organizados de maneira crescente, ou seja, o aluno deve escalar cada nível para obter compreensão daquilo que está sendo ensinado. Essa metodologia apresenta a estrutura para o planejamento, ideação, avaliação no desenvolvimento e eficácia na aprendizagem.

Os cursos online disponibilizados por nossa escola trazem em sua proposta o esquema de aprendizagem hierarquizado, sendo divididos em módulos de formação específica, cada qual contendo temas divididos em faixas de aprendizagem. Uma faixa de aprendizagem é composta por um vídeo, uma apresentação de slides em PDF, um E-book,  um teste objetivo, um dissertativo e finalizando, uma avaliação. Esse método permite ao aluno uma melhor fixação do conteúdo, e consequentemente, um melhor desempenho ao final de cada módulo. O ensino online proporciona métodos de aprendizagem que tiram o aluno da posição passiva no processo de conhecimento, fazendo com que o mesmo seja ativo na aquisição de novos saberes.

Tenha as mesmas condições

A Taxonomia de Bloom pode ser adotada também para o planejamento de aulas. O aluno, de forma hierarquizada consegue montar seu cronograma de estudos, além de fazer suas próprias anotações em relação ao conteúdo que julga ser mais importante para sua memorização. O método facilita o desenvolvimento das competências, pois se aplica no campo cognitivo do estudante. As categorias do domínio cognitivo proposto por Bloom são escaláveis. Conhece-se o conteúdo apresentado, compreende-o, aplica-o, analisa-o, sintetiza-o, e por fim, o aluno é condicionado a realizar uma avaliação  para um propósito específico.

Todo desenvolvimento cognitivo deve seguir uma estrutura hierárquica, para que os estudantes sejam capazes de aplicar e transferir o conhecimento adquirido. O discente deve pensar em um planejamento de aulas que lhe permita um aprendizado com maior facilidade. A técnica desenvolvida por Bloom estabelece objetivos educacionais que ajudam no planejamento, organização e controle no processo de aquisição do conhecimento, tornando claros os níveis cognitivos ora esperados.

No processo de aprendizado, devemos nos pautar pelo ponto de partida e ponto de chegada. O ponto de chegada é a conclusão do curso escolhido. Os avanços tecnológicos facilitam essa estrutura hierárquica de conhecimento, permitindo que cada aluno monitore seu progresso individualmente.

Se você ainda não começou sua Pós-graduação, fica aqui o convite para dar início a essa escalada rumo ao sucesso.

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.