Por Marcela Correa
Você sabia que os recursos tecnológicos na educação tornam os alunos protagonistas da própria vida profissional?
A constante transformação da sociedade, impulsionada pela revolução tecnológica, possibilitou o acesso às informações em rede de maneira instantânea. A tecnologia tem se expandido exponencialmente, desencadeando nos indivíduos mudanças de comportamento e possibilitando oportunidades que lhes permitam o desenvolvimento de capacidades relacionadas ao uso de instrumentos tecnológicos. Quanto maior a diversidade de ferramentas dominadas pelo aluno, maior será seu campo de ação; abrangendo interações sociais e profissionais.
É inegável que os membros da sociedade contemporânea são dependentes da tecnologia. Os jovens estudantes são ligados às inovações que a tecnologia oferece e, de igual modo, o mercado precisa de pessoas conectadas à elas. Hoje, a inclusão digital vem promovendo a acessibilidade contínua ao espaço comum de convívio social. A tecnologia permite que o aluno tenha disciplina, iniciativa, autodidatismo e autonomia na aprendizagem escolar, tornando-os aptos com relação às competências e habilidades que o mercado de trabalho necessita.
O homem é um ser social que se desenvolve nas interações estabelecidas com os pares em processo dialógico. Processo que também pode ser estabelecido pelo meio tecnológico. Mediante as relações em rede é possível criar grupos de conexão, possibilitando a troca de experiências e aquisição de novos saberes. Hoje, a conexão por intermédio da educação é decisiva quanto as oportunidades oferecidas pela tecnologia. Trata-se de uma educação capaz de formar pessoas autônomas e protagonistas do seu próprio projeto de vida.