Por José Pacheco

O aplicativo WhatsApp se tornou um meio de comunicação muito utilizado pelos brasileiros. E isso não é diferente para os advogados. Qualquer profissional, seja de qual ramo for, deve estar atento às vantagens que essa tecnologia revolucionária proporciona.

Hoje, não se pode mais simplesmente ignorar a necessidade de estar bem posicionado na internet. O futuro da advocacia exige que o advogado esteja adaptado aos impactos das novas tecnologias no Direito. Contudo, a cautela é necessária para não se portar de modo inadequado profissionalmente. É preciso observar regras de conduta ética, aliando isso a uma boa estratégia de conquista de clientes.

Nesse sentido, este post pretende ajudá-lo a conhecer 6 melhores práticas de uso do WhatsApp para advogados, contribuindo, assim, para a sua educação digital com estas dicas.

Respeite o código de ética da OAB para conquistar clientes na advocacia

É preciso ter muito cuidado para não cometer nenhuma infração ética na divulgação de serviços advocatícios. Na utilização de WhatsApp para advogados, não se pode realizar propaganda dos referidos serviços.

O correto é que o aplicativo seja utilizado como uma forma rápida e barata de comunicação com clientes, e não como uma ferramenta de captação de clientela. Logo, o uso do WhatsApp para advogados deve ser definido como ferramenta de comunicação, e não como propaganda.

A captação de clientela por meio do envio de propagandas, por WhatsApp ou outros meios configura mercantilização da advocacia — conduta que é vedada pelo Código de Ética da OAB. Além de possíveis sanções disciplinares, a propaganda pelo WhatsApp gera prejuízo para a reputação, pois, ao contrário de atrair clientes, causa importunação e desconfiança.

O que se pode fazer é criar o chamado marketing de conteúdo, informando os clientes sobre os seus direitos e oferecendo dicas jurídicas com o intuito informativo. Logo, pode-se oferecer conteúdo jurídico por meio das mídias sociais, de modo a construir credibilidade profissional a respeito de determinado ramo jurídico.

A postura do marketing de conteúdo é diferente da mera propaganda. A propaganda se limita a oferecer serviços profissionais, fornecer informações como preço e tentar convencer o cliente a realizar uma contratação. Em sentido oposto, o marketing de conteúdo exerce importante função pública, informando à sociedade sobre direitos e demais assuntos jurídicos.

Portanto, ao utilizar o WhatsApp para advogados, é necessária uma postura mais passiva na abordagem, não convidando o cliente a contratá-lo, mas usando o WhatsApp como uma forma de o cliente encontrá-lo e realizar a contratação.

Lembrando que é possível a contratação, inclusive verbal, de serviços jurídicos pelo WhatsApp, segundo entendimento da 1ª turma de ética profissional do TED da OAB/SP. Logo, o WhatsApp, quando utilizado adequadamente, é uma excelente ferramenta de trabalho para os advogados.

Crie canais de divulgação de conteúdo

Quanto ao marketing de conteúdo, será necessária uma postura ativa na utilização do WhatsApp para advogados. Nesse sentido, deve-se criar canais de divulgação de conteúdo da sua área de atuação, de modo a gerar credibilidade e confiança nos potenciais clientes.

Tenha as mesmas condições

Para tanto, pode-se criar grupos ou listas de transmissão para disseminar conteúdo jurídico informativo. Tal postura tem a finalidade de criar relacionamento com potenciais clientes e fidelizar os atuais.

Separe a conta profissional da conta pessoal

É fundamental ter organização e demonstrar profissionalismo. Para isso, deve-se separar a vida pessoal da profissional, assim como também separar as contas pessoal e profissional do WhatsApp. Você pode ter dois celulares: um pessoal e o outro profissional.

No entanto, há uma interessante ferramenta do WhatsApp para advogados e para qualquer empresa: o WhatsApp Business. Trata-se de um aplicativo gratuito que pode manter uma conta profissional no mesmo aparelho celular em que você já tem a sua conta pessoal, com separação delas.

O aplicativo tem várias possibilidades, como a criação de mensagens automatizadas, que podem inclusive ser emitidas quando não se está em horário de atendimento ao cliente. Há também estatísticas que podem ser consultadas sobre como os clientes se relacionam com a empresa.

Limite os horários e configure mensagens automáticas

No sentido da organização do WhatsApp para advogados, é importante limitar os horários dos contatos profissionais. Nesse contexto, é interessante criar mensagens automatizadas para responder clientes, enquanto estiver fora do horário de trabalho. De igual modo, quando estiver ocupado em uma reunião, por exemplo.

Responda quando visualizar

Sempre que você visualizar uma mensagem de um cliente, responda imediatamente. Se isso não for possível, informe ao cliente a impossibilidade de resposta imediata e dê a ele uma prévia de quando poderá entrar em contato. Nesse sentido, as mensagens automatizadas podem ajudar. Quando estiver em reunião ou audiência, pode ser interessante automatizar mensagens informando isso.

Para evitar esse tipo de problema, outra dica é desligar a confirmação de leitura do WhatsApp para advogados. Contudo, isso não reduz a obrigação do advogado de agir com a maior prontidão possível. Mesmo que a leitura da mensagem esteja configurada para não ser visualizada, deve-se sempre buscar responder o mais rápido possível.

Segmente bem o público e estimule o feedback

Como última dica para as melhores práticas de uso do WhatsApp para advogados, há a necessidade de segmentar bem o público. Para fornecer um conteúdo jurídico de qualidade, por meio do marketing de conteúdo, foque em um segmento jurídico específico.

Essa postura será capaz de gerar ainda mais credibilidade. Portanto, apresente-se como um especialista capaz de solucionar problemas. Com isso, você será capaz de atender bem uma clientela que demanda por determinados tipos de soluções. Isso gerará grande eficiência no marketing de conteúdo produzido.

Do mesmo modo, estimule o feedback dos clientes, pois isso traz informações fundamentais para perceber o que produzir no chamado marketing de conteúdo. Logo, possíveis reclamações podem ser resolvidas no próprio aplicativo, de modo privado, sem gerar repercussões negativas.

A aplicação de uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo é fundamental para ter sucesso no chamado empreendedorismo jurídico. Nesse contexto, o uso adequado das novas tecnologias, como o WhatsApp para advogados, é mandatório.

Essas foram 6 dicas sobre as melhores práticas de uso do WhatsApp para advogados! Gostou da leitura? Então, compartilhe em suas redes sociais e nos ajude a difundir conteúdo!

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